Instituto Brasileiro

de Medicina do Estilo de Vida

 IBMEV 

nossa história

Slide1.jpg

O Instituto Brasileiro de Medicina do Estilo de vida (IBMEV) tem o princípio de sua história como instituição iniciada embrionariamente em 2013. O intercâmbio de ideias, desafios e experiências foi a confluência que uniu o Dr. Lucas Medeiros à profissionais de diversas partes do mundo. Tempos de descobertas pessoais, que impulsionaram descobertas profissionais e que impulsionaram, finalmente, descobertas organizacionais de cada um desses profissionais em suas comunidades e países de origem.

 

A ainda nascente Lifestyle Medicine se mostrava um moderno e ao mesmo tempo ancestral modo de pensar a medicina e o cuidar das pessoas. A clareza da força do Lifestyle Medicine pra mudar positivamente a vida das pessoas, das comunidades e do mundo foi o ponto de partida e de chegada nos encontros científicos no berço da medicina do estilo de vida, o Institute of Lifestyle Medicine da Escola Médica de Harvard em Boston, nos EUA.

foto Lucas no ILM.jpg

Dr. Lucas Medeiros; Dr. Edward Phillips, Dra. Elizabeth Frates, Dr. Sang H. Kim; Dr. Luigi Maselli; Dr. Damian Folch (2014)

Fundado pelo presidente Dr. Lucas Medeiros, o IBMEV ganha força e nasce a partir do pensamento teórico e prático sobre medicina do estilo de vida vivenciado na atividade médica diária, na troca viva com colegas da área da saúde e nas salas de aula, enfermarias e clínicas da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio) junto aos estudantes de medicina, eterna fonte de estímulo e renovação.

 

O IBMEV contou e conta ainda com a inspiradora interlocução e apoio de profissionais de saúde de diversas especialidades de hospitais e sociedades científicas no Rio de Janeiro, além da afinidade de ideias e amizade de grandes médicos entusiastas da medicina do estilo de vida em todo Brasil sem os quais essa construção não seria possível. Por fim, o IBMEV tem a fonte de inspiração nos expoentes internacionais criadores do movimento do Lifestyle Medicine. Nossa imensa gratidão pelas ideias, apoio e contribuição pra que o nosso instituto se tornasse uma realidade.

 

Em junho de 2018, Dr. Lucas juntou-se a Dr. Sley Guimarães, Dr. Renato Baena, Dr. Roberto Almeida, Dr. Gabriel Rozin, Dra. Silvia Lagrotta, e Dr. Rodrigo Demarch para fundar o Colégio Brasileiro de Medicina do Estilo de Vida (CBMEV), associação de médicos e profissionais de saúde que organizará os caminhos da medicina do estilo de vida no Brasil e a qual o IBMEV saúda e apoia.